Offline
Menu
Alex Redano assina emenda de R$ 700 mil para aquisição de motolâncias e viatura de intervenção rápida ao Samu
Por Evanildo Santos
Publicado em 12/09/2025 13:37
Música
Foto: Evanildo Santos / Assessoria Parlamentar

 

O Samu Regional vai ganhar reforço importante para agilizar o atendimento em emergências. O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) destinou uma emenda parlamentar de R$ 700 mil para a compra de motolâncias e de uma Viatura de Intervenção Rápida (VIR).

De acordo com especialistas, esses equipamentos são estratégicos para reduzir o tempo de resposta em ocorrências médicas. As motolâncias, motocicletas de alta cilindrada, vão atuar em locais de difícil acesso, garantindo os primeiros socorros até a chegada da ambulância. Já a VIR, uma viatura 4x4 equipada com suporte avançado de vida, permitirá que médicos e socorristas iniciem os procedimentos ainda no local da ocorrência.

Para o deputado Alex Redano, o investimento significa salvar vidas. “Nosso objetivo é fortalecer a estrutura do Samu, garantindo rapidez e eficiência no atendimento à população, inclusive nas áreas rurais”, destacou Redano.

O coordenador do Samu Marconi Edson, disse que a motolância representa uma solução eficiente, especialmente em casos que não exigem remoção do paciente. “Casos como hipoglicemia, por exemplo, podem ser resolvidos no local. Com isso, liberamos a ambulância para situações mais complexas e melhoramos o atendimento como um todo”, explicou.

Já o diretor geral do Samu, Dr. Bruno Brasil, destacou que o médico da central é quem determinará a forma de atendimento, mas que, com as novas motolâncias, o tempo de resposta será significativamente reduzido. “Mesmo quando é necessária a ambulância, a motolância chega antes e já inicia o atendimento, o que pode ser determinante para salvar vidas”, enfatizou.

Foto: Mateus Andrade / Assessoria Parlamentar 

Com os novos veículos, a expectativa é que o Samu aumente sua capacidade de cobertura e ofereça mais segurança à população em situações de urgência.

 

Fonte: Assessoria

Comentários